Consumidores e empresas comentam cada vez mais sobre a logística reversa, assim como outras práticas sustentáveis.
A sociedade está cada vez mais preocupada com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta. Por isso, aplicar a prática é um diferencial valioso tanto para os clientes, quanto para a natureza.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o que é logística reversa, qual o seu objetivo e como aplicar!
O conceito de logística abrange os processos de planejamento, organização e otimização da entrega de produtos.
Apesar de ter conceito semelhante, o processo de logística reversa trata das etapas realizadas no sentido oposto. Ou seja, da devolução para a empresa.
Mas, quando falamos em logística reversa, não estamos falando apenas em trocas e devoluções de mercadorias. Quando assume caráter de sustentabilidade ambiental, a logística reversa consiste em clientes devolvendo embalagens e eletrônicos sem utilidade também!
Assim, a empresa pode fazer reuso do material e evitar o desperdício ou descarte incorreto. Além disso, pode economizar matéria-prima.
De acordo com o governo federal, o Brasil reciclou 97,4% das latas de alumínio que entraram no mercado em 2020. Esse marco só pôde ser alcançado graças às empresas que adotaram o sistema de logística reversa!
Além disso, segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS), 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Veremos abaixo quais são os tipos de sistema de logística reversa disponíveis.
Como já vimos, existe mais do que apenas um tipo de logística reversa. Sua empresa pode utilizar o tipo de logística reversa que melhor se adapta aos seus negócios.
Quando falamos em sistema de logística reversa, você pode aplicar:
Independente da escolha do tipo a ser usado., é preciso planejar o processo a ser aplicado.
Sua empresa pode fazer a coleta das trocas e devoluções na logística reversa de diversas maneiras. Tudo depende do tamanho e do tipo de empresa em questão.
Você pode optar pela coleta no endereço do cliente, por pontos de coleta ou pela troca em lojas físicas. Entender mais sobre suas opções é essencial para o processo logístico.
Um software de roteirização, como o SPOT.R, otimiza o processo de coleta e transporte de produtos devolvidos, melhorando a eficiência e reduzindo custos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais ele pode ajudar:
Embora seja uma prática com inúmeros benefícios para empresas, a logística reversa não é apenas desejável, com obrigatória para alguns produtores, distribuidores e comerciantes.
A obrigatoriedade ocorre de acordo com o volume de resíduos ou com a periculosidade em relação às pessoas ou natureza.
De acordo com o Art. 33 da lei 12.305/2010, esses são os produtos que tornam a logística reversa obrigatória:
Precisando de um software de roteirização que apoie sua logística reversa? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções sob medida!
Voltar para o blog Entre em contato