Consumidores e empresas comentam cada vez mais sobre a logística reversa, assim como outras práticas sustentáveis.

A sociedade está cada vez mais preocupada com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta. Por isso, aplicar a prática é um diferencial valioso tanto para os clientes, quanto para a natureza.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o que é logística reversa, qual o seu objetivo e como aplicar!

Recorte de caminhão em papel verde, com uma floresta ao fundo para logística reversa.

O que é a logística reversa?

O conceito de logística abrange os processos de planejamento, organização e otimização da entrega de produtos.

Apesar de ter conceito semelhante, o processo de logística reversa trata das etapas realizadas no sentido oposto. Ou seja, da devolução para a empresa.

Mas, quando falamos em logística reversa, não estamos falando apenas em trocas e devoluções de mercadorias. Quando assume caráter de sustentabilidade ambiental, a logística reversa consiste em clientes devolvendo embalagens e eletrônicos sem utilidade também!

Assim, a empresa pode fazer reuso do material e evitar o desperdício ou descarte incorreto. Além disso, pode economizar matéria-prima.

De acordo com o governo federal, o Brasil reciclou 97,4% das latas de alumínio que entraram no mercado em 2020. Esse marco só pôde ser alcançado graças às empresas que adotaram o sistema de logística reversa!

Além disso, segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS), 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.

Veremos abaixo quais são os tipos de sistema de logística reversa disponíveis.

Tipos de logística reversa

Como já vimos, existe mais do que apenas um tipo de logística reversa. Sua empresa pode utilizar o tipo de logística reversa que melhor se adapta aos seus negócios.

Quando falamos em sistema de logística reversa, você pode aplicar:

  • Pós-consumo: nesse caso, a logística reversa consiste em retornar itens já usados ou vencidos. Por exemplo, o de embalagens descartáveis. Assim, a empresa pode reciclar ou mesmo descartar corretamente.
  • Pós-venda: esse sistema de logística reversa consiste em trocas e devoluções de produtos com defeitos ou que não atenderam às expectativas dos clientes.
  • Reuso: o reuso na logística reversa consiste em recolher materiais descartados pelos clientes e lucrar com eles através de leilões.

Independente da escolha do tipo a ser usado., é preciso planejar o processo a ser aplicado.

Como funciona a coleta?

Sua empresa pode fazer a coleta das trocas e devoluções na logística reversa de diversas maneiras. Tudo depende do tamanho e do tipo de empresa em questão.

Você pode optar pela coleta no endereço do cliente, por pontos de coleta ou pela troca em lojas físicas. Entender mais sobre suas opções é essencial para o processo logístico.

  • Devolução pelo Consumidor: O processo começa quando o consumidor decide devolver um produto, o que pode acontecer devido a defeitos, trocas, reciclagem de produtos antigos ou embalagens.
  • Coleta e Transporte: Os produtos devolvidos são coletados e transportados para centros de retorno ou pontos de coleta designados. Esses pontos podem ser lojas físicas, centros de distribuição ou locais de coleta específicos.
  • Triagem e Inspeção: Nos centros de retorno, os produtos devolvidos são triados e inspecionados. Eles são avaliados para determinar seu estado e decidir o próximo passo – reparo, revenda, reciclagem ou descarte.
  • Processamento: Dependendo do estado do produto, ele pode passar por processos de reparo, recondicionamento ou reciclagem. Produtos em boas condições podem ser revendidos como usados.
  • Redistribuição: Produtos reparados ou recondicionados são redistribuídos, podendo retornar ao estoque de vendas ou ser vendidos em mercados de produtos usados. Produtos reciclados são enviados para instalações de reciclagem.

Papel do Software de Roteirização na Logística Reversa

Um software de roteirização, como o SPOT.R, otimiza o processo de coleta e transporte de produtos devolvidos, melhorando a eficiência e reduzindo custos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais ele pode ajudar:

  • Otimização de Rotas: o software calcula as rotas mais eficientes para os veículos que coletam produtos devolvidos, levando em conta fatores como tráfego, distâncias e janelas de tempo. Isso reduz o tempo de viagem e os custos de combustível.
  • Agrupamento de Coletas: agrupa devoluções de diferentes locais em uma única rota, maximizando a capacidade dos veículos e minimizando viagens desnecessárias.
  • Planejamento de Capacidade: ajuda a planejar a capacidade necessária para lidar com picos de devoluções, como durante períodos de grandes promoções ou após o lançamento de novos produtos.
  • Redução de Emissões: o módulo MOPEC garante a redução da emissão de carbono durante as operações, contribuindo para práticas mais sustentáveis. Você também pode integrá-lo facilmente às nossas outras soluções!
  • Escolha do veículo ideal: ajuda na escolha do veículo com melhor custo-benefício por rota, atendendo especificidades de cada região.
  • Apoio em decisões estratégicas: usando a tecnologia para otimizar a criação e comparação de cenários, você garante que sua operação logística esteja otimizada.

Quem precisa aplicar a prática?

Embora seja uma prática com inúmeros benefícios para empresas, a logística reversa não é apenas desejável, com obrigatória para alguns produtores, distribuidores e comerciantes.

A obrigatoriedade ocorre de acordo com o volume de resíduos ou com a periculosidade em relação às pessoas ou natureza.

De acordo com o Art. 33 da lei 12.305/2010, esses são os produtos que tornam a logística reversa obrigatória:

  • Pneus.
  • Pilhas e baterias.
  • Óleos lubrificantes e suas embalagens.
  • Lâmpadas fluorescentes, de luz mista e de vapor de sódio e mercúrio.
  • Agrotóxicos e suas embalagens.
  • Eletrônicos e seus componentes.

Precisando de um software de roteirização que apoie sua logística reversa? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções sob medida!

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