Na logística, um dos maiores desafios é o mau aproveitamento de espaço. Além de ser comum, esse problema é caro e impacta empresas de diferentes setores. Caixas mal organizadas, paletes com muito volume ocioso e caminhões enviados sem a carga otimizada resultam, consequentemente, em mais viagens, mais custos e mais tempo perdido. Por isso, uma solução eficaz é a otimização de empacotamento, que transforma toda a operação.
No INPOworker Explica, nossa coordenadora de desenvolvimento, Francine Voltolini, mostrou como a técnica impactou diretamente uma operação real.
Nossa equipe recebeu a missão de reduzir ao máximo o espaço vazio nas caixas e melhorar a eficiência do carregamento em um projeto. Então, aplicamos algoritmos inspirados na técnica bin packing, usada para organizar itens em espaços limitados de forma inteligente.
Com base nessa abordagem, criamos um sistema sob medida, considerando:
restrições físicas (dimensões das caixas e limites dos paletes);
restrições operacionais (processos de carregamento e transporte).
Em suma, a solução trouxe ganhos expressivos:
aumento da ocupação dentro das caixas,
maior aproveitamento nos paletes,
redução do número de tipos de caixas utilizadas.
Esses avanços mostraram como engenharia, desenvolvimento e visão prática podem trabalhar juntos para gerar economia real e eficiência logística. Além disso, reduzem o valor final.
Esse tipo de solução pode ser adaptado a diferentes setores e portes de negócio, indo além das grandes operações logísticas. Seja na indústria, no varejo ou no e-commerce, a otimização de empacotamento oferece benefícios claros e mensuráveis:
cortar custos de transporte, evitando viagens desnecessárias, reduzindo o consumo de combustível e diminuindo o desgaste da frota;
acelerar entregas, pois o carregamento torna-se mais simples, o fluxo operacional mais ágil e os prazos de atendimento ao cliente mais confiáveis;
diminuir desperdícios, tanto de espaço físico quanto de materiais de embalagem, o que torna os processos mais sustentáveis e econômicos.
Então, quando cada centímetro é bem aproveitado, sua empresa aumenta a competitividade, reduz impactos ambientais e reforça a percepção de valor do serviço oferecido.
Logística, eficiência e otimização de empacotamento andam sempre lado a lado.
E sua empresa? Já enfrentou um desafio parecido na operação? Nosso time pode ajudar! Entre em contato!
Voltar para o blog Entre em contato