PLANEJAMENTO DO LAST-MILE
O QUE É O OPTMILE?
O OPTMILE fornece embasamento técnico para suporte a decisões estratégicas e táticas relacionadas ao planejamento last-mile das redes de distribuição, como como localização de ponto de cross-docking e dimensionamento de frota. É capaz de considerar diversos aspectos da operação, como sazonalidade de vendas, trânsito, variabilidade diária dos tipos de pedidos com variação de drop size, restrições de circulação em grandes regiões urbanas, entre outros.

DESTAQUES
• Ferramenta única para o planejamento last-mile das redes de distribuição
• Solução integrada com as ferramentas de desenho de malha e roteiração da INPO
• Adequação da frota de distribuição last-mile e localização de instalações de cross-docking
• Algoritmo multi-objetivo que considera benefícios ambientais para a operação
• Permite a tomada de decisão que considera a verticalização da cadeia de distribuição
FERRAMENTA ÚNICA PARA O PLANEJAMENTO LAST-MILE
O OPTMILE é uma ferramenta única desenvolvida para o planejamento da etapa de last-mile. Por meio de seu inovador modelo de simulação é capaz de identificar os tipos de veículos ideais para a operação de distribuição que reduzem os custos e trazem o maior benefício ambiental.
FUNCIONALIDADES do OPTMILE
Otimização da última milha
- Algoritmo de inteligência artificial para redução de custos logísticos e planejamento do last-mile
- Modelagem de custos para toda a cadeia de transportes, desde a coleta até o last-mile por cluster de atendimento
- Identifica a quantidade ideal de instalações com base em trade-offs de custos de transporte, de movimentação e fixos de instalação
- Localização de instalações intermediárias (transit points e cross-docking)
- Inclui aspectos táticos, como roteiros de abastecimento e dimensionamento de frota
- Curvas de custo de transporte por tipo de veículo e operação
- Definição de frota (própria ou spot)
- Roteirização da coleta e distribuição para cada região
- Quantidade de viagens, ocupação média e perfis de veículos utilizados em cada trecho
- Clusterização e alocação de clientes por instalação

Restrições operacionais levadas em consideração nos modelos
- Considera características da operação de distribuição como o tamanho médio das entregas (drop sizes)
- Permite abertura forçada de instalações pré-existentes
- Parametriza a consideração dos custos de viagem de retorno
- Restrição de perfil de veículo para cada elo da cadeia e instalação logística
- Leva em conta características da demanda de sazonalidade dentro da semana, do mês e do ano
- Permite a associação de recursos e capacidades adicionais às instalações
- Variabilidade diária do tipo de pedido
- Permite a parametrização da estrutura de custos dos tipos de veículos disponíveis
- Considera limitações de capacidade de veículos e instalações em quatro dimensões: peso, volume, quantidade de itens e valor
Potenciais de utilização
- Planejamento last mile (viagens de última milha)
- Localização dos melhores pontos para cross-docking
- Potencial de redução de custo considerando cenários com veículos distintos
- Otimização e alocação de frota ideal por região geográfica
- Planejamento de aquisição de frota ou contratação de terceiros
- Impacto causado pela alteração da operação e demanda específica
- Orçamento requerido com a melhor solução