Neste artigo abordaremos como definir os pré-candidatos a instalações. A metodologia para tal pode variar entre problemas simples e complexos, com várias instalações, sendo esta objeto do estudo descrito a seguir.

O problema de localização de instalações

O problema da localização de instalações tem sido um assunto bastante tratado em pesquisas e estudos da área de transportes nos últimos tempos, pois é de fundamental importância para o planejamento logístico de qualquer empresa (planejamento esse, que discutimos no nosso último artigo).

Ele envolve desde problemas mais simples de localização de uma única instalação até problemas bastante complexos, com várias instalações a serem localizadas, em diversos níveis de uma cadeia produtiva.

No entanto, uma dificuldade enfrentada por esse tipo de problema são os tempos de processamento necessários para sua solução, que crescem exponencialmente com o seu tamanho.

Então, como representar a operação da melhor maneira possível e, ao mesmo tempo, reduzir os altos tempos de execução? Um caminho a se tomar, nesse tipo de situação, é limitar o tamanho do problema a ser modelado definindo uma quantidade pré-determinada de locais candidatos a instalações.

Publicação da ANPET

Esse tipo de problema foi assunto do artigo publicado no XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET).

Nele, foram avaliados métodos para a definição de pré-candidatos a instalações aplicados a problemas práticos e realistas. A partir de dados reais da Região Sudeste do Brasil, foram gerados grupos de pré-candidatos, analisando e comparando os resultados entre si.

Cluster de Candidatos a Instalações

A avaliação dos métodos foi feita a partir da criação de clusters, que significa formar grupos entre os pontos de demanda com base em suas localizações. A partir daí, os pré-candidatos foram definidos como sendo os pontos de maior demanda: de todo conjunto; e de cada cluster. Assim o modelo foi aplicado para cada um desses cenários e os resultados comparados entre si.

Destaques

Dentre os métodos que merecem destaque, aquele que selecionou apenas 40% dos pontos de maior demanda encontrou a melhor solução em 83% dos casos. Para as demais situações, o valor da solução obtida foi de no máximo 0,29% pior que o valor da melhor solução (solução resultante do cenário que considera todos os pontos de demanda).

Caso tenha ficado interessado e quiser aprender um pouco mais sobre o assunto, o convidamos a baixar e ler o artigo completo disponível aqui.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Voltar para o blog Entre em contato

Que saber mais?
Entre em contato para mais informações.

Clique aqui