Na logística, errar por uma tonelada pode custar caro. Ignorar os limites de peso por eixo da Lei da Balança pode gerar multas pesadas, prejuízos operacionais e até mesmo danos à infraestrutura rodoviária.
Muita gente ainda confunde as configurações dos caminhões e seus respectivos limites, especialmente quando se trata da Lei da Balança, que define o peso máximo por tipo de eixo.
Para facilitar a rotina de quem vive a operação, preparamos um guia rápido com os modelos mais comuns e os limites previstos.
A chamada Lei da Balança determina o peso máximo permitido por tipo de eixo em caminhões que circulam pelas rodovias brasileiras. O objetivo é preservar as estradas e garantir a segurança da operação. Quando o peso por eixo excede o permitido, o veículo está sujeito a penalidades legais, como:
Multas por excesso de peso;
Retenção do veículo;
Danos ao cronograma de entregas;
Risco de acidentes.
Preparamos um guia visual para te ajudar a identificar o limite de peso por tipo de caminhão.
Além das multas e riscos legais, operar com sobrepeso compromete a eficiência logística e aumenta o desgaste dos veículos. Por isso, é fundamental que equipes de planejamento, motoristas e transportadoras estejam alinhadas sobre os limites legais.
Faça pesagem antes do carregamento;
Treine a equipe com base na Lei da Balança;
Tenha sempre um guia visual de consulta rápida;
Aposte em ferramentas tecnológicas para planejamento de cargas e rotas.
Manter-se atualizado sobre a Lei da Balança é mais do que uma questão legal, mas parte da gestão eficiente da operação. Na logística, onde prazos apertados e margens reduzidas são regra, evitar erros simples como o excesso de peso impacta no resultado final.
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