Na logística, errar por uma tonelada pode custar caro. Ignorar os limites de peso por eixo da Lei da Balança pode gerar multas pesadas, prejuízos operacionais e até mesmo danos à infraestrutura rodoviária.

Muita gente ainda confunde as configurações dos caminhões e seus respectivos limites, especialmente quando se trata da Lei da Balança, que define o peso máximo por tipo de eixo.

Para facilitar a rotina de quem vive a operação, preparamos um guia rápido com os modelos mais comuns e os limites previstos.

O que é a Lei da Balança?

A chamada Lei da Balança determina o peso máximo permitido por tipo de eixo em caminhões que circulam pelas rodovias brasileiras. O objetivo é preservar as estradas e garantir a segurança da operação. Quando o peso por eixo excede o permitido, o veículo está sujeito a penalidades legais, como:

  • Multas por excesso de peso;

  • Retenção do veículo;

  • Danos ao cronograma de entregas;

  • Risco de acidentes.

Limite de peso por tipo de caminhão na Lei da Balança

Preparamos um guia visual para te ajudar a identificar o limite de peso por tipo de caminhão.

Imagem dos limites de peso de caminhões pela Lei da BalançaImagem explicativa de peso por eixo pela Lei da Balança

 

Por que isso importa para sua operação?

Além das multas e riscos legais, operar com sobrepeso compromete a eficiência logística e aumenta o desgaste dos veículos. Por isso, é fundamental que equipes de planejamento, motoristas e transportadoras estejam alinhadas sobre os limites legais.

Como evitar erros?

Manter-se atualizado sobre a Lei da Balança é mais do que uma questão legal, mas parte da gestão eficiente da operação. Na logística, onde prazos apertados e margens reduzidas são regra, evitar erros simples como o excesso de peso impacta no resultado final.

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