Neste artigo abordaremos o desenho de rede logística, mostrando a importância dele para a redução de custos e obtenção do nível de serviço desejado utilizando complexos modelos matemáticos. Para essa tarefa existe, os planejadores logísticos utilizam algumas opções de softwares disponíveis no mercado.

Quais são as perguntas respondidas por um projeto deste tipo?

O desenho de rede logística é o estudo desenvolvido nas empresas que responde justamente a estas e outras perguntas relacionadas:

Quantos armazéns minha operação logística deve ter? Qual é o tamanho ideal de cada armazém? Quais é a localização ideal de cada armazém? Em qual das minhas fábricas devo produzir cada produto? Qual centro de distribuição deve atender cada cliente?

Ele também é conhecido por outros nomes, como estudos de configuração logística, desenho da malha logística, plano diretor logístico, entre outros.

Normalmente são desenvolvidos por equipes de planejamento logístico e suportados por consultorias especializadas em logística. Assim, eles têm o objetivo de responder as questões estratégicas sobre a cadeia de suprimentos.

Esses estudos devem acontecer periodicamente, no mínimo a cada dois anos, e são fundamentais no planejamento de longo prazo das cadeias de suprimentos.

A maneira ideal de representar uma operação logística é utilizando modelos matemáticos, que fornecem suporte para que os tomadores de decisão consigam comparar alternativas e chegar a uma conclusão sobre sua malha logística ideal.

Essa malha deve, de maneira geral, minimizar os custos, garantir o nível de serviço, além de considerar aspectos ambientais e sociais, cada vez mais importantes nos dias de hoje. O principal desafio acontece como consequência de que esses fatores são concorrentes na maioria dos casos e é aí que o problema fica ainda mais complexo.

Para lidar com essas decisões complexas, softwares são utilizados para otimizar a operação ao identificar a combinação de instalações ideais e os fluxos de transporte associados. 

Opções do mercado

Atualmente no Brasil, existem poucas opções de software de desenho de rede logística no mercado. O FOCS (Ferramenta de Otimização da Cadeia de Suprimentos) é uma opção, que tem um foco maior em operações no Brasil, considerando ICMS, bases de dados com indicadores brasileiros, análise de soluções alternativas, entre outros.

Já o Supply Chain Guru, é bem conhecido no mercado e teve forte crescimento nos últimos anos por meio da aquisição de seus principais concorrentes, LogicNet Plus, da IBM e o CAST, da Barloworld.

Outra alternativa, mais recente, é o Anylogistix, derivado de um software inicialmente com foco em outros tipos de modelo (simulação) e que vem recentemente focando também em modelos de malha no Brasil. Dependendo da situação, cada sistema pode apresentar vantagens e desvantagens (que serão assunto de artigos futuros). 

Conclusões

Além de um software adequado, um dos principais desafios de projetos de desenho de malha é retratar as peculiaridades de cada operação logística.

Em toda a minha experiência em projetos de desenho de malha, nunca me deparei com um projeto sem desafios.

As peculiaridades de cada projeto podem variar, indo desde a necessidade de modelar a logística reversa, até como representar os custos logísticos (transportes, instalações), sem falar no desafio de considerar o complexo sistema tributário brasileiro (ICMS, isenções fiscais, etc.).

Este blog tem o objetivo de tratar sobre os principais aspectos fundamentais para desenvolver um projeto desse tipo.

O processo geral de projetos dessa natureza será discutido em outros artigos, assim como outras questões específicas sobre boas práticas e erros comuns que acontecem em projetos.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência de desenho de rede logística? Entre em contato com a gente!

Voltar para o blog Entre em contato

Que saber mais?
Entre em contato para mais informações.

Clique aqui