Como é uma otimização de malha logística considerando o trade-off entre custo, nível de serviço e emissão de poluentes?

Neste artigo abordaremos a otimização da malha logística considerando 3 fatores em específico. A modelagem foi composta por múltiplos critérios e foi possível determinar o trade-off dando importância aos fatores anteriormente citados e utilizando o software FOCS.

O objetivo de um processo de otimização de malha logística (assunto que foi abordado no nosso primeiro artigo) está sempre relacionado, de alguma forma, a encontrar uma solução que minimiza o custo. Por outro lado, outros fatores, como o nível de serviço ao cliente, a emissão de gases poluentes e a minimização do impacto social também devem ser considerados.

Esse foi o caso, de um artigo publicado na revista Gestão & Produção, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nele, foi desenvolvido um modelo matemático aplicado a um problema real de localização de centros de distribuição na Região Nordeste para uma indústria que tinha toda sua produção Manaus.

Composição da modelagem

A modelagem, que foi composta por múltiplos critérios, entre eles custo operacional, tempo e frequência de entrega, emissão de CO2 e quantidade de unidades abertas e fechadas, permitiu a determinação dos melhores locais para os centros de distribuição, bem como o modo de transporte utilizado para abastecê-los.

Assim, o modelo de otimização de malha logística foi capaz de apresentar qual foi trade-off entre o custo, nível de serviço e emissão de CO2 dentro do processo de redesenho de malha logística. 

Resultados

O modelo de otimização foi criado com a utilização da Ferramenta de Otimização da Cadeia de Suprimentos (FOCS), e obteve soluções que foram capazes de reduzir o custo operacional, assim como a emissão de gases poluentes da operação.

Por ele, foi possível se obter uma solução com valor de 39% maior quando comparado à configuração anterior da empresa, além da melhoria do nível de serviço prestado aos clientes. 

Caso tenha ficado interessado e quiser aprender um pouco mais sobre o assunto, o convidamos a baixar e ler o artigo completo disponível aqui.

Qual dos aspectos você achou mais importante para otimização da malha logística? Deixe nos comentários! 

Compartilhe no LinkedIn:

Tags:   PROGRAMAÇÃO MULTICRITÉRIO     OTIMIZAÇÃO DE MALHA LOGÍSTICA  
 PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA  

Artigos Relacionados​